Procurando um lugar que ofereça tranquilidade e bem-estar para você e sua família? A cidade de Americana, na região de Campinas, está entre as dez melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes. O município, que é conhecido pelo seu alto índice de qualidade de vida, certamente possui um excelente bairro pronto para recebê-los.

Conheça um pouco da história desse lugar encantador, sua infraestrutura e alguns dos melhores bairros de Americana SP. Acompanhe!

Um pouco da história

Americana foi fundada em 1875 por imigrantes norte-americanos que vieram para trabalhar com agricultura, após a Guerra Civil. Esse fato inspirou o nome da cidade, conhecida em seus primórdios como Vila dos Americanos. A partir de 1924, a indústria têxtil chegou e passou a dominar grande parte das atividades econômicas.

Orgulho dos habitantes

O município herda traços dos imigrantes que povoaram a região e ainda é possível encontrar comemorações tradicionais dos norte-americanos. Entretanto, a modernidade é muito visível, afinal, hoje são mais de 200 mil habitantes numa cidade que possui grandes indústrias, shoppings e diversas opções de lazer e diversão.

Atualmente, Americana apresenta um dos principais IDH do Brasil e seu índice de educação básica está acima da média nacional. É bastante desenvolvida e demonstra qualidade, principalmente, no atendimento de serviços coletivos urbanos, mobilidade urbana e condições ambientais (especialmente porque seus bairros são sempre limpos, bem arborizados e iluminados), tornando a cidade mais agradável e aconchegante.

O que fazer em Americana

As atrações mais prestigiadas da cidade de Americana são:

  • Basílica de Santo Antônio de Pádua;

  • Jardim Botânico;

  • Zoológico;

  • Teatro Municipal;

  • Museu de Arte Contemporânea;

  • Observatório Municipal;

  • Miniautódromo;

  • Parque dos Ipês.

Principais bairros de Americana SP

Antes de escolher a casa ideal para sua família, é interessante conhecer as características de cada bairro da cidade. Alguns são mais aconchegantes, outros mais boêmios. E a decisão deve ser tomada com base nos serviços que você precisa no momento.

Escola para as crianças ou fácil acesso a determinados pontos, por exemplo, são itens indispensáveis durante sua análise. Por isso, separamos alguns dos principais bairros para que você conheça melhor.

Jardim Ipiranga

É um dos mais tradicionais bairros de Americana. Além de ser uma área muito tranquila, permite aos moradores um contato intenso com a natureza, afinal, nele está localizado o Jardim Botânico da cidade. Por isso, é muito fácil encontrar locais adequados para fazer uma boa caminhada ou até mesmo aproveitar a natureza para um belo piquenique em família.

Centro

O centro da cidade de Americana é uma região ideal para aproveitar as facilidades de uma cidade, como acesso a bons comércios e estabelecimentos de ensino. Além de sua infraestrutura moderna, também está presente a Basílica de Santo Antônio de Pádua, patrimônio histórico e dona de uma arquitetura lindíssima.

Jardim São Paulo

Sinônimo de conforto, o Jardim São Paulo fica bem próximo ao centro de Americana e oferece fácil acesso para os demais bairros. Com uma localização privilegiada, dá fácil acesso para a Avenida Brasil e a Avenida Cillo e, por isso, tem uma infraestrutura com diversos mercados, farmácias, escolas e comércios em geral.

Jardim Werner Plaas

É um bairro que fica na entrada da cidade e, por isso, possui vias que ligam a outras regiões muito importantes. Com imóveis de padrões elevados, essa é uma área muito tradicional de Americana e possui estrutura adequada para quem procura por comodidade e excelência em serviços educacionais, por exemplo.

Na hora de encontrar a casa dos seus sonhos, visite a cidade e conte com a ajuda de uma imobiliária que conheça a região. Entender as principais características dos bairros de Americana SP vai ajudar a se mudar para o lugar ideal. E somente quem é especialista pode tirar todas as suas dúvidas.

Gostou de conhecer mais sobre a cidade de Americana? Que tal receber conteúdo em primeira mão? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas publicações!