Se você está procurando um imóvel para comprar, saiba que é imprescindível analisar a segurança do bairro, verificar o tamanho ideal para sua família e recorrer a uma boa imobiliária em Americana.

Algumas pessoas acham que é desnecessário contar com ajuda profissional nessa busca, mas a verdade é que ter um corretor e uma empresa de confiança ao seu lado é garantia de um negócio seguro, com acompanhamento jurídico e assessoria personalizada.

Como é uma aquisição de alto valor e extrema relevância na vida de qualquer pessoa, vale a pena contar com todo auxílio possível. Por isso, em nosso texto de hoje, vamos dar ótimas dicas para escolher uma imobiliária em Americana. Confira!

Peça indicações

A primeira forma de encontrar uma empresa de confiança é a mesma que usamos para ter referência de vários serviços: pedir indicações. Muitas vezes, quando procuramos um médico, um cabeleireiro, um veterinário ou, até mesmo, um bom restaurante, perguntamos para amigos, familiares e colegas de trabalho.

Na hora de encontrar uma imobiliária, não é diferente. Pergunte para seus conhecidos, lembre-se de amigos que se mudaram ou casaram-se há pouco tempo e veja quais foram as empresas que os atenderam.

Eles poderão passar um parecer sincero, realista e bastante completo sobre o processo de compra ou locação e vão ajudá-lo a definir em quais empresas confiar.

Pesquise na Internet

Após sondar com seus amigos e familiares sobre as imobiliárias de confiança, você pode usar a Internet para pesquisar sobre a reputação de algumas empresas.

Sites de reclamação e avaliações em páginas de busca ou pontuação nas redes sociais são excelentes locais para ver opiniões de clientes reais que já tiveram uma experiência com a imobiliária em questão. Em alguns casos, você poderá, até mesmo, entrar em contato com a pessoa que fez a avaliação para pedir mais detalhes.

Na sequência, é interessante verificar se a empresa é idônea e confiável, o que pode ser feito no site da Justiça Federal ou Serasa, para conferir se há alguma dívida, e Tribunal Regional do Trabalho ou Tribunal de Justiça, para averiguar se existe alguma ação contra a empresa.

Por último, não deixe de checar se a imobiliária está cadastrada nos sindicatos e órgãos do seu estado, como o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), que, por sua vez, é vinculado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Visite a empresa

Após a verificação da idoneidade da empresa, faça uma visita à sua sede. Você terá oportunidade de ver de perto tudo aquilo que ouviu, leu e pesquisou e tirar suas próprias conclusões.

Primeiramente, avalie a localização. Se você está procurando imóveis em uma certa região, privilegie imobiliárias próximas ou, então, bem centrais, para que seja fácil visitá-las quando necessário. Veja se elas estão em um bom bairro e se estão bem sinalizadas.

Em seguida, internamente, observe itens simples, como a organização e a limpeza. Analise as atitudes dos funcionários com quem conversar, desde a recepcionista, ao chegar à empresa, até um corretor ou gerente, no momento do atendimento.

Elementos estranhos, como discussões, demora (excessiva) no atendimento, bagunça ou, até mesmo, sujeira, podem ser indícios de que essa não é uma empresa organizada, e, certamente, não representa o lugar ideal para confiar a busca do seu imóvel.

Por outro lado, ambientes bem divididos, funcionários simpáticos e educados, um atendimento gentil e um espaço limpo e bem-arrumado são excelentes sinais de que a empresa se preocupa com seus colaboradores e com seus clientes.

Para completar, você pode visitar a imobiliária virtualmente, acessando seu site e suas redes sociais. Uma página com uma boa interface, navegação simples, fotos bonitas e textos bem escritos, redes atualizadas ou, até mesmo, um blog com informações relevantes, são sinais de que a empresa se importa com a experiência do cliente.

Avalie o atendimento

Ao escolher uma (ou, até mesmo, mais de uma) imobiliária para conversar, fique bem atento ao atendimento. Como falamos, não somente o corretor deve ser agradável, mas todos os colaboradores, seja pessoalmente, seja por telefone, devem ser solícitos e profissionais.

Ao apresentar suas necessidades para um corretor, veja se ele é atento, se faz anotações e perguntas e escute bem suas respostas. Você deverá analisar se ele passa segurança e se parece conhecedor do mercado. Verifique também se ele está devidamente registrado no CRECI.

Como hoje podemos encontrar muitas informações na Internet, o corretor terá que se fazer relevante por meio de dados que vão além do descritivo do imóvel, trazendo oportunidades de mercado, entendendo muito bem suas necessidades e buscando soluções inteligentes.

Por meio do seu elo com a empresa, que poderá ser concretizado por um corretor ou por um gerente, descubra também qual outro atendimento (além da venda em si) a imobiliária prestará.

Ela tem profissionais para auxiliar na parte jurídica e financeira? Acompanhará o contrato até a entrega das chaves e o registro do imóvel? Essas informações são fundamentais para que você fique bem assessorado ao fazer essa compra tão importante.

Observe os imóveis oferecidos

Por fim, verifique os imóveis que a empresa está oferecendo. Peça para o corretor apresentar algumas opções dentro do seu perfil e veja com olhar crítico, não somente como uma compra emocional.

Inicialmente, entenda como a empresa trabalha. Talvez tenha um pequeno estoque e traga imóveis sob demanda para seus clientes, ou trabalhe com uma carteira grande e tenha várias opções já à disposição.

Analise se a imobiliária atua na região que lhe interessa ou na faixa de preços que lhe atende. Algumas empresas são especializadas em certas áreas ou certos tipos de imóveis, então, tenha certeza de que ela entenderá bem o perfil que você procura.

Em seguida, verifique a qualidade das fotos, a quantidade de informações e sua relevância, se foi feita uma vistoria e se há uma avaliação de preço feita pela própria imobiliária.

Cheque também se eles têm todos os documentos do imóvel e se fizeram a verificação deles, para ter certeza de que a unidade pode ser comercializada sem nenhum impedimento.

Todas essas apurações podem parecer trabalhosas e demoradas, porém, para ter certeza de que encontrou a empresa certa para buscar seu imóvel perfeito, todo o esforço vale a pena.

Como você pode ver, existem várias maneiras de se avaliar uma empresa para se certificar de que ela é confiável. Comece pela sondagem de seus conhecidos, pesquise na Internet, visite as empresas que o interessarem e, por último, avalie o serviço e o produto. Assim, você ficará tranquilo e bem assistido para realizar a compra do seu imóvel.

Gostou do nosso texto? Foi eficaz em mostrar como escolher uma boa imobiliária em Americana? Então, entre em contato conosco e deixe-nos ajudá-lo a encontrar seu imóvel ideal!