Para quem não tem tanta experiência no mercado imobiliário, mas está se preparando para a compra do primeiro imóvel, deve conhecer as diferenças entre uma imobiliária, construtora e incorporadora. Cada uma possui um papel distinto no mercado e assume responsabilidades específicas. O consumidor deve ficar atento a isso para recorrer aos profissionais certos em cada tipo de necessidade.

Pensando nisso, desenvolvemos um post para ajudar você a entender o que difere essas empresas umas das outras. Então, pegue a sua xícara de chá ou de café e aproveite a leitura!

O que faz uma incorporadora?

Vamos começar pela incorporadora. Estas são empresas compostas por investidores que ficam de olho nas oportunidades de mercado. São eles que apontam as tendências, realizam os estudos de viabilidade econômica para justificar os investimentos e compram os terrenos, financiados ou à vista, para a construção do imóvel.

Além disso, a incorporadora é quem fica responsável por toda a articulação do empreendimento e contrata os engenheiros e arquitetos para o desenvolvimento do projeto. Com a planta pronta, a incorporadora contrata a construtora para realizar a obra. A incorporadora também deve fazer o registro imobiliário do residencial na matrícula-mãe em um cartório competente.

Então, de forma resumida, podemos afirmar que a incorporadora é a empresa que investe no projeto, viabilizando financeiramente a construção do empreendimento.

O que faz uma construtora?

A construtora, diferentemente da incorporadora, é a empresa que torna o projeto realidade. Ou seja, tira o desenho do papel e o transforma em um empreendimento concreto, respeitando o projeto criado pelos engenheiros e arquitetos em todas as suas especificações técnicas. Além disso, ela deve seguir o memorial descritivo, respeitar os prazos de entrega estipulados em contrato, normas e legislações vigentes.

É a construtora que contrata a mão de obra (operários) e equipamentos necessários, e passa a assumir todos os riscos envolvidos no processo de construção, como acidentes de trabalho, pagamento de salários e impostos, condições climáticas ruins, falhas técnicas, retrabalhos com reparos, manutenções dos equipamentos, atrasos na evolução da obra, teste de qualidade etc.

Não é de competência da construtora executar funções não relacionadas às obras, como o planejamento imobiliário, publicidade, vendas, aluguel e processos de financiamento bancário a clientes finais. Em alguns casos, as construtoras podem atuar como suas próprias incorporadoras, assumindo também a responsabilidade pela aquisição e investimento nas oportunidades consideradas promissoras.

O que faz uma imobiliária?

A imobiliária assume um papel mais voltado para a compra, venda, aluguel e administração dos imóveis. É a imobiliária que investe na divulgação das casas e apartamentos disponíveis, na planta, em fase de construção, lançamentos e usados, e capta clientes interessados nas oportunidades. Dessa forma, a imobiliária ganha uma comissão sempre que um negócio é fechado, seja de venda ou de aluguel.

Empresas desse segmento disponibilizam serviços profissionais de corretores aos clientes. Eles pesquisam os tipos de imóveis mais desejados por eles, orientam nas melhores tomadas de decisões e auxiliam nas questões burocráticas que envolvem as negociações. Ou seja, são facilitadores de processos e, por isso, importantíssimos para quem vai comprar, vender ou alugar um imóvel.

Pela experiência que eles têm, você consegue fazer tudo mais rápido e da forma correta, não deixando passar aspectos importantes, como o pagamento de impostos e taxas em cartório. Então, evite fazer tudo sozinho. Dê preferência por uma ajuda profissional e pule grande parte da etapa burocrática no processo.

Como pode ver, imobiliária, construtora e incorporadora são empresas com funções bem distintas, apesar de estarem inseridas no segmento imobiliário. Agora que você já conhece as atividades de cada uma, não vai mais se confundir, pois é de uma imobiliária confiável que você precisa.

Gostou da dica? Entre em contato com a Absoluta Imobiliária agora mesmo e deixe-nos ajudar com a sua busca pelo imóvel ideal!