A compra da casa própria representa um sonho para a maioria dos brasileiros, porém a burocracia envolvida no processo pode tomar tempo e ser bem desgastante. O que muita gente não sabe é que dá para reduzir esse estresse de duas maneiras: contando com o apoio de uma imobiliária de confiança e pré-aprovando o crédito imobiliário.

Hoje, vamos focar mais na segunda solução. Então, descubra a partir de agora porque essa antecipação é importante e como solicitar uma análise de crédito com sucesso!

O que é crédito imobiliário e como ele funciona?

Quando você financia um imóvel, significa que o banco o comprou para você, pagando à vista. A partir daí, a cobrança é facilitada, sendo dividida em parcelas mensais. Porém, esse serviço tem um preço, que é cobrado em forma de taxas e juros. No Brasil, dois sistemas regulam o financiamento imobiliário: o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).

O crédito pode ser obtido em diversos bancos e cada um tem a sua própria tabela de condições, com montantes, prazos e juros diferentes. Para ter acesso, você precisa ser aprovado por meio de uma análise.

Por que é importante ter o crédito imobiliário pré-aprovado?

Existem vantagens em passar pela análise de crédito antes mesmo de ter decidido por qual imóvel adquirir e, separamos abaixo as principais que justificam essa antecipação. Acompanhe!

Evita a perda de oportunidades

Uma análise de crédito pode levar até 30 dias para ser concluída. Nesse caso, se você encontrar o imóvel perfeito e ainda tiver que passar por esse processo, outra pessoa que já se antecipou poderá passar na sua frente e ficar com a propriedade. Então, ao dar entrada na análise de crédito hoje, poupará tempo e frustrações no futuro, podendo realizar a compra de maneira mais rápida.

Descobre pendências no nome

Em muitos casos, as pessoas só descobrem que têm alguma pendência financeira no CPF quando solicitam uma análise de crédito. Se isso acontecer com você, pode ter que esperar de 2 a 3 meses para resolver a situação e conseguir o crédito. Porém, ao passar por isso hoje, terá tempo suficiente para correr atrás e solucionar o problema sem correr o risco de perder oportunidades.

Abre um leque de opções

Solicitar a análise de crédito em diversos bancos antes da decisão de compra permitirá que tenha opções para escolher em qual contratará o financiamento. Ou seja, poderá analisar qual oferece a melhor relação custo-benefício, como valor da prestação mensal, montante disponibilizado, taxa de juros cobrada, número de parcelas, tipo de amortização aplicado etc.

Como solicitar uma análise de crédito?

Você pode fazer isso no conforto de sua casa ou do escritório. Basta entrar no site da instituição financeira e seguir os passos descritos. Inicialmente, são solicitadas apenas informações, como nome completo, número de CPF e RG, renda mensal individual ou familiar, valor que tem disponível para dar de entrada e valor que pretende financiar.

Se você passar nessa pré-análise, o banco solicitará documentos que comprovem tais informações, junto com um comprovante de endereço atual. Aí, é só assinar o contrato e realizar o seu sonho.

Agora que você já sabe o que é crédito imobiliário e a importância de ter uma pré-aprovação, use essas orientações para obtê-lo de forma mais simples e rápida. Se contar com a ajuda de uma imobiliária experiente, o processo será ainda mais simplificado.

Gostou das dicas? Siga a Absoluta Imobiliária no Facebook, Instagram e Youtube agora mesmo para ter acesso a conteúdos exclusivos!