A compra do primeiro imóvel envolve muitas dúvidas e angústias para os compradores. E não é para menos, afinal, mais do que a compra de uma casa ou apartamento, estamos falando da busca por um novo lar para toda a família. Para tornar esse processo mais seguro e assertivo, os compradores devem saber o que observar na hora de avaliar um imóvel.  Uma boa avalição de imóvel poupa muitas dores de cabeça no futuro, de forma que a família possa curtir o imóvel novo sem preocupações!

Pensando nisso, neste texto explicamos as vantagens de fazer uma boa avaliação antes de fechar negócio e, ainda, mostramos um checklist com todos os itens que o comprador precisa ficar atento na hora de visitar o imóvel. Boa leitura!

O que devemos observar na avaliação de um imóvel antes de comprar?

A avaliação do imóvel é uma das fases mais importantes no processo de compra. Entretanto, ela é frequentemente negligenciada pelos compradores, principalmente na compra do primeiro imóvel. Geralmente, isso acontece por falta de experiência dos futuros moradores ou por falta de ajuda especializada em avaliação de imóveis.

Outro fator que pode atrapalhar os compradores é o estresse e a ansiedade da compra do primeiro imóvel que podem fazer com que detalhes da casa nova sejam deixados de lado. Infelizmente, com o tempo, esses detalhes podem se transformar em uma tremenda dor de cabeça para os moradores.

Para evitar esse transtorno, o ideal é ter em mãos um checklist com os itens que devem ser observados durante a visita ao imóvel. Esse checklist deve contemplar os seguintes itens:

Localização

A localização talvez seja o aspecto mais importante a ser analisado antes da compra de uma casa ou apartamento. Dependendo da localização do imóvel, a rotina da família pode ser seriamente comprometida, fazendo com que os moradores não consigam ter qualidade de vida ou usufruir o ambiente doméstico como gostariam. Para evitar esse problema, considere os deslocamentos diários de todos os membros da família e investigue quais áreas da cidade atenderiam a todos de forma estratégica.

A escolha do imóvel deve estar condicionada à localização que melhor atende a família, e não o contrário. É claro que nem sempre é viável adquirir um imóvel no bairro ideal, e é por isso que a proximidade a terminais de ônibus, trens, rodovias e vias importantes da cidade devem ser consideradas ao avaliar o imóvel.

Tamanho do imóvel

O investimento em uma casa ou apartamento próprios demanda a mobilização de uma grande quantidade de recursos. Como um dos componentes do preço de imóvel é justamente a metragem, quanto maior o espaço disponível, maiores os valores. Portanto, cada cantinho do novo lar vale ouro e deve ser aproveitado de forma inteligente.

Ao avaliar um imóvel, observe a disposição dos cômodos, sua funcionalidade, a entrada de luz solar e se é fácil transitar entre os diferentes ambientes. Os cômodos não precisam ser excessivamente grandes; uma dica para identificar o tamanho ideal dos cômodos é imaginar se uma cadeira de rodas conseguiria circular pelo espaço.

Outro ponto a ser analisado é se o imóvel atende a rotina da família. Por exemplo, pessoas que cozinham diariamente em casa demandam uma área de cozinha ampla, com espaço para preparo de alimentos, fornos e eletrodomésticos; logo, cozinhas muito pequenas não são apropriadas. Já no caso de famílias que fazem as refeições fora e cozinham apenas eventualmente, uma cozinha compacta pode não ser um problema.

Acabamentos

Os acabamentos não têm apenas função estética em um imóvel. Mais do que isso, eles são importantes para a conservação e proteção da estrutura. Pensando nisso, é importante verificar se o imóvel possui o acabamento necessário e se os materiais utilizados são de qualidade. Dentro do item acabamentos, o comprador deve analisar três pontos:

Revestimentos

Verifique a qualidade dos revestimentos instalados no imóvel. Pisos de baixa qualidade descascam com o tempo e possuem vida útil reduzida. Nos lugares onde forem encontrados revestimentos de má qualidade, o comprador precisa ter em mente que, provavelmente, haverá necessidade de reforma após a compra.

Outro ponto a ser analisado é se as paredes da cozinha e dos banheiros são revestidas com azulejos. Algumas construtoras optam por entregar apenas a área da pia da cozinha revestida. Nesse caso, o futuro proprietário deve considerar os custos para a instalação de revestimento nas paredes restantes, uma vez que a gordura liberada pelo fogão danifica as paredes pintadas com tintas à base de água.

Portas e passagens

Verifique se as portas estão bem assentadas e se há batentes ou cantoneiras nas passagens. Passagens sem cantoneiras ou batentes desgastam com o atrito constante, danificando as paredes do imóvel.

Rodapés

Os rodapés são fundamentais para conservação das paredes. Ao adquirir um imóvel, observe se os rodapés estão firmes e se foram feitos com material de qualidade. No caso de casas, é importante que tenham sido instalados rodapés de cerâmica na parte externa do imóvel, caso contrário a casa ficará sujeita a infiltrações.

Caídas da água

Ao visitar um imóvel leve consigo um balde para verificar a caída da água em banheiros, cozinhas, quintais, sacadas etc. A caída da água com frequência é mal projetada, o que pode trazer danos para o imóvel, sobretudo quando há carpetes, laminados e tacos instalados.

Instalações elétricas

Com o desenvolvimento tecnológico, demandamos cada vez mais eletricidade para realizar nossas atividades diárias. Quanto mais moradores vivem em um imóvel, maior a necessidade de uma rede elétrica bem dimensionada para dar conta do número de equipamentos ligados simultaneamente.

Ao adquirir um imóvel; busque saber a idade da fiação elétrica, afinal os fios envelhecem e com o tempo precisam ser trocados. Outro aspecto a ser analisado é se as tomadas são de três pinos, que são mais seguras.

Segurança

Como diz o ditado, a ocasião faz o ladrão, portanto o melhor é se precaver para evitar surpresas desagradáveis. Antes da compra, verifique se o condomínio possui bom sistema de segurança, como vigilância 24 horas, porteiros etc. Em caso de casas de rua, verifique se os muros são altos, se há possibilidade de instalação de cerca elétrica e se os portões são seguros.

Como você pôde ver, existem diversos itens que devem ser levados em consideração ao adquirir um imóvel, e alguns deles demandam mão de obra especializada, como a checagem das instalações elétricas.

Uma boa alternativa para facilitar esse processo é contar com ajuda especializada para ajudar na avaliação do imóvel. Essa ajuda pode ser encontrada em imobiliárias sérias e com corretores que possuem experiência de mercado e em gestão de imóveis.

Além desse checklist com o que observar na hora de avaliar um imóvel, é preciso considerar algumas questões específicas quando a compra for de um apartamento. Uma dessas questões é o andar ideal para investir em um imóvel próprio. Para saber mais sobre esse assunto, sugerimos ler sobre como escolher o andar ideal do apartamento. Boa leitura!