Todos os anos, novas ideias surgem e se tornam tendências no mercado de design de interiores. Atualmente, o conceito de sustentabilidade está muito em alta e a reutilização de materiais que seriam descartados está presente em quase todas as decorações. O uso de pallets é um exemplo que pode ser visto tanto em residências como em empresas, gerando valorização dos imóveis. Mas você sabe como fazer uma decoração com pallet?

Neste post, vamos dar algumas dicas que ajudarão no processo de restauração e uso das peças em pallet. Você também vai descobrir porque o uso desse material é tão vantajoso. Confira!

O que é decoração com pallet?

Pallets são bases de madeira desenvolvidas para facilitar o empilhamento e o transporte de mercadorias no setor de logística. Eles servem para movimentar cargas pesadas com a ajuda de empilhadeiras, mas, depois que os produtos são entregues aos revendedores, esse material é descartado, indo para o lixo.

Com visão e criatividade, muita gente recolhe esses pallets, restauram e montam móveis e suportes para suas casas. O resultado é incrível, pois deixa a decoração de ambientes com um tom mais rústico e glamouroso ao mesmo tempo.

Onde encontrar pallets para utilizar?

Você pode obter pallets gratuitamente solicitando as peças em lojas de eletrodomésticos, sempre que receberem geladeiras, por exemplo. Porém, nos grandes supermercados é mais fácil encontrá-los, já que o movimento de mercadorias é maior. Na parte de trás, onde são recebidas as encomendas, é comum se formarem pilhas de pallets para o descarte. Você pode pegar todos se quiser. É só pedir autorização para recolhê-los.

Quais os benefícios da utilização de pallets na decoração?

A primeira e mais importante vantagem é a questão da sustentabilidade. Quando você recolhe um material que seria descartado, ajuda a diminuir o lixo das cidades e contribui para a redução da poluição do meio ambiente com o reaproveitamento.

Assim, a sua casa passará uma impressão de responsabilidade ambiental aos visitantes. A segunda vantagem é que o material é bem resistente, podendo ser utilizado para criar suportes e bases para móveis pesados.

Como decorar a casa com pallets?

Veja agora algumas dicas interessantes para implementar pallets à decoração de ambientes.

1. Mesa de centro

Na horizontal, os pallets ficam bem baixinhos. Então, encaixe um em cima do outro e, com apenas duas peças, terá uma mesa de centro. Contudo, lembre-se de pintar ou envernizar o material para ele ficar com cara de novo — a cor vai depender do ambiente.

A mesa de centro pode ser a peça chave do cômodo, com uma tonalidade exclusiva, ou combinar com outros móveis. Para ela se tornar funcional, use os espaços que ficarem disponíveis na lateral como nicho. Assim, poderá posicionar revistas e livros de forma bem organizada.

2. Prateleira

Você pode fixar os pallets em paredes de qualquer cômodo, usando os vãos das peças como suporte ou prateleiras. Dá para organizar temperos na cozinha, pendurar a TV na parede da sala, fazer uma cabeceira de cama funcional no quarto e até criar um muro verde com plantas trepadeiras nas áreas externas. Tudo vai depender da sua criatividade!

3. Cama

Com aproximadamente 4 ou 8 pallets, você pode criar uma base para colchões de casal e de solteiro. O uso de camas baixas é uma tendência, mas se quiser deixar a sua mais alta é só duplicar a base, criando uma segunda camada de pallets. Essa é uma forma de economizar com a compra de móveis e ainda deixar o ambiente mais bonito, personalizado e com a cara das inspirações da web.

4. Sofá

Quer economizar também com a compra do sofá? Dá para montar um com pallets. Basta colocar uma peça em cima do outra, unindo outras lateralmente. Depois, é só posicionar uma ou duas peças atrás, na horizontal, para dar suporte às costas. Com a base pronta, coloque colchonetes e/ou almofadas para adicionar conforto à poltrona.

A decoração com pallet é uma tendência que vem ganhando força e você só deve buscar ideias para se inspirar. Afinal, é a sua criatividade que permitirá a criação de um ambiente bonito e exclusivo.

Gostou das dicas? Compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais e ajude-os também a se inspirarem!