Com um estilo de vida cada vez mais agitado e uma rotina repleta de compromissos, é fundamental buscarmos maneiras de desacelerar e curtir momentos de diversão e entretenimento ao lado da família. Nesse contexto, que tal reservar um dia para explorar os encantos e atrativos do Zoológico de Americana?

Inaugurado em 12 de outubro de 1984, o parque foi idealizado com o propósito de se tornar a principal área de lazer da cidade. Até a data da abertura, no entanto, o recinto era utilizado como local de cultivo de arbustos e mudas de árvores que serviam para abastecer as praças municipais. Posteriormente, o espaço foi transformado em um dos zoológicos mais bem estruturados do estado de São Paulo.

Apesar de sua importância e suntuosidade, o parque ecológico não é a única atração turística da Princesa Tecelã — afinal, a região é repleta de atrativos turísticos. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais sobre o zoológico de Americana e outras atrações da cidade.

1. Zoológico de Americana

Também conhecido como Parque Ecológico Municipal “Eng. Cid Almeida Franco”, o zoológico de Americana tem como maior funcionalidade permitir que animais mantidos em cativeiros virem referência para estudos de educação ambiental.

Isso porque todos os projetos desenvolvidos no local visam à observação, pesquisas e, até mesmo, a reprodução de espécies silvestres ameaçadas de extinção com o objetivo de assegurar a sobrevivência das populações nativas.

Nesse cenário, é importante ressaltar que esses animais não se encontram ameaçados de extinção devido ao fato de o zoológico os manter em cativeiros, mas por causa da destruição de seus habitats naturais e do comércio ilegal das espécies — não por acaso, o parque é conhecido pelos seus programas de educação ambiental desenvolvidos com crianças, professores e demais membros da comunidade.

Localização

Localizado em uma área nobre da cidade, o zoológico de Americana está estabelecido no final da Avenida Brasil, um dos principais cartões-postais do município. Além de ocupar uma extensa área de 120 mil m², o parque integra um dos maiores complexos ecológicos da região.

Formado por diversas unidades ambientais interligadas, o complexo compreende o zoo, o Jardim Botânico, o Horto Municipal e, ainda, abriga a nascente do córrego do parque, responsável por formar a lagoa do Parque Ecológico.

Estrutura

Quando o assunto é a preservação e o bem-estar das espécies, o zoológico de Americana é uma das principais referências no interior paulista. Entre répteis, aves e mamíferos, o plantel do parque conta com aproximadamente 400 animais — desses, cerca de 80% pertencem à fauna brasileira e a grupos ameaçados de extinção.

Entre as principais espécies disponíveis para visitação estão: araras, tigres, hipopótamos, leões, macacos e outras variedades de felinos, aves, répteis e mamíferos. Os pavões são uma atração à parte no zoológico, afinal, basta dar uma rápida caminhada no local para se deparar com imponentes representantes da espécie soltos pelo recinto.

No entanto, além de estarem instalados em recintos amplos e preservados, os animais em cativeiro contam com uma equipe de veterinários, biólogos e demais profissionais responsáveis por proporcionar uma boa alimentação e demais cuidados necessários para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, a estrutura do parque é formada por lanchonetes, praça de alimentação, área de descanso, espaço para piquenique, parquinho para as crianças e estacionamento gratuito para carros, motos e ônibus.

Visitação

É impossível não se encantar com a incrível diversidade de plantas e animais exóticos presentes no zoológico de Americana — não é a toa que o local recebe uma média de 500 mil visitantes por ano.

O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e os valores dos ingressos variam de R$ 2 a R$ 4, sendo que o menor valor é válido para crianças de 6 a 11 anos, enquanto o maior valor é cobrado das pessoas de 12 a 59 anos de idade.

Crianças menores de 6 anos, visitantes com mais de 60 anos, alunos, professores e monitores da rede pública de ensino não pagam ingressos, assim como as pessoas com deficiência.

2. Jardim Botânico

Instalado ao lado do zoológico de Americana, o Jardim Botânico é o lugar perfeito para quem gosta de relaxar em meio à natureza, ler um bom livro ou, simplesmente, respirar um ar puro enquanto caminha pelas ruas do parque.

Bastante arborizado, bem preservado e com uma atmosfera tranquila, o jardim conta com uma pista de caminhada pavimentada e iluminada, trilhas de cascalho entre as árvores, área para a prática de exercícios físicos, meditação e piquenique e ainda, com um parque exclusivo para as crianças.

Com mais de 8.500 mudas de espécies arbóreas exóticas e nativas, o local é considerado um importante centro de estudos da flora. Isso porque além de contar com um laboratório para coleta e pesquisa de sementes, o Jardim Botânico abriga um orquidário e pequenos jardins temáticos com espécies nativas de outros países.

3. Parque Aimaratá

Outro passeio ecológico imperdível em Americana, o Parque Aimaratá atrai moradores e visitantes em busca de atividades ao ar livre e em meio a exuberante natureza nativa. Entre seus atrativos, o local dispõe de uma infraestrutura completa aos frequentadores com restaurante, pesqueiro, playground, viveiro de mudas e trilhas na mata.

Nascido do sonho de resguardar e manter as áreas de preservação permanente da antiga Fazenda Santo Antônio, o Parque Aimaratá também recebe inúmeras pessoas interessadas na observação de aves.

Nesse cenário, a contemplação das espécies pode ser realizada a olho nu ou utilizando equipamentos que aumentam a capacidade visual do observador como telescópios, binóculos e câmeras fotográficas.

Já para os amantes de aventuras e esportes radicais, o espaço disponibiliza diversas atividades emocionantes como rapel, tirolesa, arvorismo e parede de escalada. Praticadas com total segurança e muita adrenalina, as atividades são oferecidas apenas aos finais de semana e feriados.

4. Observatório Municipal

Um dos maiores patrimônios da cidade, o OMA (Observatório Municipal de Americana) é considerado uma das instalações mais completas do país. Inaugurado na década de 1980, o local é formado por um complexo científico, cultural, pedagógico e turístico.

Anexo ao Jardim Botânico e ao Parque Ecológico, o observatório é dotado com a segunda maior luneta do estado de São Paulo. Idealizado para promover o acesso da população à contemplação astronômica, o OMA conta com laboratório de fotografias, salas para cursos, espaço para palestras, biblioteca e hall de exposições — além, é claro, de um incrível terraço para as observações noturnas.

5. Horto Municipal

Localizado na parte oeste do complexo ecológico, o Horto Municipal apresenta um amplo espaço para a produção, manejo e cultivo de arbustos e mudas de árvores que abastecem os jardins e praças da cidade.

Produzidas e fornecidas gratuitamente à população americanense, as mudas obedecem aos critérios de plantio de espécies apropriadas para as calçadas e vias públicas. Entre os principais tipos estão ipê-branco, algodão da praia, ipê-amarelo, aroeira salsa e cássia aleluia.

Como você pôde ver, além de oferecer segurança, tranquilidade e qualidade de vida aos seus habitantes, Americana apresenta inúmeras opções de passeio e lazer para toda a família. Por isso, não deixe de incluir o município em seu próximo roteiro de viagem pelo interior de São Paulo e desfrute de todos os seus atrativos.

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre o zoológico de Americana e suas principais atrações turísticas? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe a sua opinião com a gente.