Mora em Americana, São Paulo, e não sabe bem o que fazer para se divertir e relaxar na cidade? A região oferece muitos pontos turísticos, inclusive naturais, mas um em especial se destaca entre tantas opções: a casa de cultura Hermann Müller. O local tem programações que atendem a diversas faixas etárias, representando um bom programa para toda a família.

Ficou interessado em conhecer o ambiente? Então, descubra a partir de agora todas as informações que precisa ter sobre ele, antes de fazer uma visita pessoalmente.

O que é a casa de cultura Hermann Müller?

Como o próprio nome sugere, trata-se de um espaço destinado a todo tipo de arte. No local, você pode ter contato direto com obras e artistas de vários segmentos, como teatro, música, dança e pintura. Diversas manifestações artísticas da cidade e de fora podem ser vistas, como shows, palestras e exposições. Algumas amostras ficam expostas permanentemente, como as pesquisas históricas e objetos que retratam o passado da casa e da região.

Qual é a história do local?

Tudo começou em 1901, quando a família Müller comprou uma fábrica de tecidos em Carioba. Como era a principal geradora de emprego e renda daquela época, motivou o surgimento da famosa Vila Operária, e logo foi possível observar diversas casas patronais sendo erguidas na região.

A casa foi projetada por Hermann Müller, o próprio dono, e construída em 1909. Devido à forte influência dos imigrantes europeus que se estabeleciam na região, a estrutura ganhou um estilo ítalo-germânico, com 5 andares e 53 cômodos distribuídos entre eles. Em 1983, o prédio foi desapropriado e, em 2001, o município de Americana assumiu o imóvel como propriedade pública, repassando as responsabilidades pela manutenção para a Secretaria de Cultura e Turismo.

Onde ela fica localizada?

A casa de cultura Hermann Müller está localizada no bairro Carioba, onde foi realizado o primeiro asfaltamento de ruas do Brasil. Para chegar lá não é difícil. Basta seguir o guia abaixo:

  • saindo do centro de Americana, prossiga na direção norte, pela rua Doutor Vieira Bueno;
  • entre na rua Doutor Cândido Cruz e continue por 750 metros em frente;
  • ao chegar à avenida 09 de julho, contorne à direita;
  • após 198 metros, pegue o viaduto Centenário;
  • entre na avenida Bandeirantes, usando a rampa de acesso à rua Carioba;
  • ao passar pelo presépio de São João Batista, use a rotatória e acesse a rua do Caminho da Servidão;
  • assim que fizer uma curva acentuada para a esquerda, ande mais alguns metros e pronto.

De carro, você deve gastar aproximadamente 6 minutos para concluir o trajeto, que é de 2,3 quilômetros no total.

Qual é o seu horário de funcionamento?

A casa de cultura Hermann Müller funciona de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos e feriados fica fechada para manutenção. Com relação ao horário, ela abre a partir das 08 horas, encerrando o atendimento às 16 horas.

Se você for sozinho ou em família, não precisa agendar a visita. Porém, grupos maiores precisam solicitar autorização e marcar a visita com protocolo no Paço Municipal. O contato pode ser feito por telefone, no número (19)3462-6048, ou por e-mail, no endereço casahermann@americana.sp.gov.br.

Com todas essas informações, marque uma visita à casa de cultura Hermann Müller para toda a sua família e se encante com a arte praticada no local!

Achou interessante? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais dicas como esta no seu e-mail!