Viver com tranquilidade, segurança e livre dos obstáculos típicos das grandes cidades é o sonho de muitas pessoas. Nesse contexto, morar no interior de SP tem sido a escolha de muitas famílias que desejam aproveitar uma rotina menos estressante e com muito mais qualidade de vida.

Apesar de muita gente ter uma visão romântica da vida no interior, a verdade é que essa vivência sofreu inúmeras alterações nas últimas décadas — afinal, as zonas rurais, vilas e fazendas que integravam o rústico cenário do passado, hoje se transformaram em grandes condomínios, prédios e vias asfaltadas.

No entanto, mesmo sem essa paisagem bucólica, ainda existem inúmeras vantagens de morar no interior de SP. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira os principais benefícios de investir nessa mudança.

1. Qualidade de vida

Embora muitas cidades do interior de SP já disponham de ambientes bastante urbanos, morar longe dos grandes centros garante um ar mais puro e um contato mais intenso com a natureza. Isso porque muitos municípios contam com áreas verdes, montanhas, rios e cachoeiras — ambientes que são dificilmente encontrados nas capitais e grandes metrópoles.

Além disso, existe a possibilidade de adquirir uma residência próxima a parques, reservas ambientais, regiões montanhosas ou áreas de preservação. Assim, longe da poluição típica dos grandes centros e com uma interação maior com a natureza, você assegura uma melhor qualidade de vida para toda a família.

A sociabilidade também é um dos aspectos positivos de morar no interior, pois os convívios sociais costumam ser mais próximos nessas situações. Ter amizades e contatos com vizinhos, por exemplo, é bastante comum nas cidades pequenas, já que as pessoas se mostram mais gentis e acolhedoras.

2. Custo de vida menor

A questão financeira é outro ponto forte de se morar num destino afastado da capital. Nas grandes cidades, os imóveis são mais disputados, com preços altos e localizações pouco atrativas. Já no interior, os inúmeros lançamentos de empreendimentos contemplam apartamentos e condomínios repletos de facilidades e vantagens.

Além dos imóveis apresentarem um valor menor no interior de SP, o custo de vida local também costuma ser consideravelmente mais baixo — desde mensalidades escolares até gastos com alimentação, aluguel e transporte, por exemplo.

As únicas exceções são os municípios universitários ou turísticos, que praticam valores mais elevados devido ao intenso fluxo de visitantes e da grande movimentação em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais pelo público existente. Por isso, prefira as cidades localizadas fora dessas áreas e garanta ainda mais tranquilidade e economia para a sua família.

3. Maiores chances de se destacar profissionalmente

Dispor de uma carreira de sucesso em cidades do interior de SP é mais assegurado se comparado à imensa competitividade no mercado de trabalho tão comum na capital. Isso porque como o número de profissionais atuando por lá é menor, é possível encontrar a oportunidades dos sonhos em meio a inúmeras propostas de emprego.

No entanto, quem escolhe trabalhar no interior não sai ganhando apenas na oferta de vagas. Como em algumas regiões a mão de obra especializada é escassa, diversas empresas oferecem salários mais altos e benefícios atrativos para atrair profissionais para esses lugares.

4. Educação de qualidade

Outro aspecto que merece ser destacado é o alto nível da educação nas cidades do interior de SP. Muitos campi de universidades renomadas do país estão localizados em municípios como São Carlos, Botucatu e Pirassununga, por exemplo. Além disso, existe uma diversidade incrível de faculdades particulares na região.

No interior também é possível encontrar excelentes alternativas de instituições de ensino e cuidados infantis para os filhos — afinal, existem inúmeros berçários e escolinhas para todas as fases de vida das crianças até mão de obra qualificada para quem precisa contratar um profissional para tomar conta da garotada.

5. Melhor mobilidade urbana

Morar no interior de SP proporciona um trânsito mais tranquilo em relação aos grandes centros urbanos. Isso significa que você não vai demorar horas para chegar ao trabalho, nem vai precisar desperdiçar seu tempo preso em engarrafamentos.

No entanto, não pense que o tráfego é inexistente. Em muitas cidades pequenas, o fluxo de carros é constante, especialmente em horários considerados de pico. Apesar disso, como os municípios costumam apresentar uma melhor mobilidade urbana, o deslocamento de um ponto a outro da cidade é muito mais ágil e acessível.

Além disso, com um trânsito mais tranquilo e com uma área territorial menor, muitas pessoas têm realizado seus trajetos para o trabalho, faculdade ou academia a pé ou de bicicleta. Já imaginou se exercitar enquanto se dirige para os seus compromissos do dia a dia? Pois, no interior de SP esse sonho pode se tornar realidade.

6. Mais segurança para a família

A criminalidade é um dos assuntos que mais causam preocupação em nosso país. Apesar disso, a violência nessas regiões é diferente da situação observada nos grandes centros. Isso porque as chances de sofrer um sequestro relâmpago ou um acidente de trânsito são menores nas cidades pequenas. Por isso, morar no interior é certamente mais seguro para criar os filhos.

Outro ponto relevante é que, ao optar por essa mudança, você pode ter uma experiência mais urbana, cultural e movimentada, porém, com bem menos intensidade e correria do que nos grandes centros. Dessa forma, por meio dessa vivência é possível desfrutar de todas as facilidades e opções de lazer e entretenimento que uma grande cidade, mas com muito mais tranquilidade e segurança.

7. Investimento

Em consequência da alta procura por imóveis no interior de SP, as cidades da região estão em plena expansão. Essa realidade pode ser explicada devido a grande quantidade de pessoas que têm optado por fixar moradias em lugares mais tranquilos e acessíveis.

Isso significa que adquirir um imóvel ou terreno no interior representa uma excelente oportunidade de investimento, já que a procura por esses empreendimentos têm crescido muito e quem souber aproveitar a ocasião favorável, certamente colherá bons frutos.

Como você pôde ver, morar no interior de SP apresenta inúmeras vantagens, afinal, essa experiência representa a oportunidade de desfrutar de uma vida com menos estresse, mais segurança, tranquilidade e uma melhor qualidade de vida.

Por isso, se você está buscando por todos esses benefícios, não deixe de analisar todas as possibilidades disponíveis e escolha a opção que mais atenda aos seus propósitos. E para realizar uma escolha ainda mais acertada, não deixe de contar com uma imobiliária especializada e reconhecida no mercado.

Quer investir em um imóvel no interior de SP? Então, entre em contato com a Absoluta Imobiliária e invista em um excelente negócio.