Os desafios da vida corrida por vezes adiam os nossos projetos, como a viagem dos sonhos, a compra da casa própria etc. Já que a falta de tempo é um problema recorrente, é fundamental contar toda a ajuda e parceria necessárias de modo descomplicado para a compra de imóveis. Afinal, entrar com espírito aventureiro pode colocar tudo a perder.

Muitos equívocos são cometidos quando se tenta adquirir uma casa ou apartamento sozinho, justamente por desconhecimento, pressa, falta de uma assessoria adequada etc. A começar pelos contratos, que podem ser verdadeiras armadilhas.

Se você quer seguir os seus sonhos por meio de um planejamento efetivo e seguro, acompanhe esse guia prático e aprenda como concretizar esse projeto sem muito esforço!

1. Procure sempre tomar decisões racionais e embasadas

Ainda que a compra do primeiro apartamento mexa diretamente com as suas emoções, esses sentimentos podem mais atrapalhar do que ajudar. Afinal, fazer um bom investimento requer racionalidade e pés no chão.

Verificar cada pequeno detalhe e tirar todas as dúvidas, quantas vezes for necessário não é loucura, mas precaução. Colocar tudo a perder é muito fácil. Por isso, cuidado sempre! Converse com a sua família ou amigos próximos para ajudar a ter outra perspectiva.

Infelizmente, é comum existirem, por trás de uma bela embalagem, problemas e mais problemas camuflados. E assim também ocorre no mercado imobiliário.
Todo tipo de pesquisa e comparação de preços, materiais, financiamentos, construtoras e o pacote como um todo devem ser considerados.
Além disso, deve-se reunir o máximo de informações possíveis, por meio de conversas com corretores e moradores da região. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis.

2. Esteja ciente dos custos extras na compra de imóveis

“Aquele apartamento perfeito não tem mesmo mistérios escondidos e já posso até me enxergar morando nele com a minha família”. Esse relato é excelente, mas há outros fatores que devem ser considerados. Afinal, a aquisição de um novo lugar para morar traz consigo uma série de gastos extras, como taxas e impostos. E alguns deles não são de pagamento único, como o IPTU e condomínio.

Tudo deve ser pesado, sempre visando fechar um bom negócio. Outros gastos que podem incorrer na compra de imóveis, além das despesas com o registro, a escritura e a possibilidade de reformas são os seguintes:

  • INCC (Índice Nacional de Custos na Construção), no caso de imóveis na planta;
  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), para imóveis construídos.

3. Tenha um planejamento financeiro realista e siga-o

Se você tem o hábito de se planejar financeiramente para tudo, você consegue evitar uma série de problemas. Para a aquisição de um imóvel, essa programação constitui um dos itens essenciais. Afinal, trata-se de um passo muito importante, pois ao assumir um compromisso dessa magnitude, não há muito espaço para improvisos.
Basicamente, esse planejamento, além dos recursos financeiros, deve considerar por quanto tempo aquele apartamento será adequado para o tamanho da família, caso cresça.

Os especialistas recomendam que essa dívida não reserve mais do que aproximadamente 1/3 dos seus ganhos mensais. Inclusive, o valor das parcelas não são exatamente fixas, pois sofrem reajustes, juros e tarifas.
Uma dica interessante: enxugue despesas supérfluas. No fim das contas, não farão falta e ainda ajudarão na sua reeducação financeira permanente.

4. Considere a localização do imóvel como item fundamental 

Procure morar perto do trabalho ou estações de metrô e tenha um salto em sua qualidade de vida. Isso tudo vai fazer uma diferença enorme na administração do seu tempo.

Desperdiçar menos tempo para ir e voltar do trabalho ou acessar os lugares que mais frequenta significa mais tempo para a família, para descansar e fazer atividades prazerosas.

Não tome um dos grandes males da vida moderna e das grandes cidades, o trânsito pesado, como algo normal. Livre-se disso ao ter outras opções de locomoção e estar perto do trabalho, da escola, do clube ou do que for mais importante.

Além de tudo isso, a segurança é um fator primordial. Portanto, analise a tranquilidade da região, procure conversar com prováveis vizinhos e autoridades policiais.

5. Exija a vistoria e garanta a sua tranquilidade a longo prazo

Jamais deixe de realizar essa etapa. Ela determina se você realmente está recebendo o que comprou. Leve o cônjuge ou alguém de sua confiança na data marcada. Mais olhos atentos podem perceber com mais facilidade detalhes ou qualquer outro tipo de problema. Esse procedimento difere quando a aquisição é feita na planta ou com o apartamento já pronto.

No primeiro caso, a vistoria acontece apenas após o processo de quitação, no ato de entrega das chaves. Quando se trata de um apartamento construído, previamente ocorre a vistoria técnica, onde o cliente pode fazer as suas considerações. Então, de posse das chaves e depois da quitação, temos a última inspeção, denominada vistoria de entrega.

6. Leia o contrato e toda a documentação com muita atenção

O contrato pode ser um pesadelo para muitos. De fato, seus inúmeros itens, subitens e parágrafos contêm bastante informação que às vezes não recebem a devida atenção. Além disso, a linguagem jurídica nem sempre é muito esclarecedora. Portanto, não se deve dispensar ajuda especializada em nenhum dos passos observados, sobretudo na leitura do contrato e toda a documentação necessária.

Nunca assine o contrato com dúvidas ou descontente. Revise-o sem pressa e não se preocupe, pois isso é perfeitamente comum no processo. Além disso, investigue a idoneidade do corretor, imobiliária, vendedor, se o imóvel está livre para ser vendido ou se o proprietário está envolvido em processos ou execuções judiciais. Aqui, a empolgação é sua inimiga. E não se esqueça de que o comprador de um imóvel precisa ter um perfil questionador.

Mesmo que o cliente carregue algumas frustrações por mau atendimento, falta de cuidado e até negligência, é preciso se resguardar no processo de compra de imóveis. Por isso, receber assessoria de uma imobiliária especializada como a Absoluta é fundamental para garantir maior tranquilidade e segurança.

Se você quer ter uma aliada nesse momento tão importante da sua vida, entre em contato conosco, que cuidaremos de todos detalhes!