Adquirir um imóvel próprio é o desejo de milhares de brasileiros. Se você está próximo de realizar esse sonho, entenda que muita coisa pode estar em jogo. Por isso, saber como escolher apartamento para comprar é fundamental para que você e sua família tenham mais qualidade de vida pelos próximos anos.

A decisão de compra deve ser tomada com base em diversas características que podem influenciar o seu dia a dia de acordo com o apartamento que escolher para viver. Sendo assim, é interessante analisar alguns pontos antes de assinar um contrato de compra, como metragem do apartamento, localização e segurança.

É importante, também, levar em conta o tamanho da sua família, é claro. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas que podem facilitar sua tarefa de escolher um novo apartamento para morar. Boa leitura!

Saiba como escolher apartamento para comprar

Na hora de comprar seu próprio apartamento, é muito comum que as pessoas fiquem empolgadas e acabem se precipitando. Esse momento exige cautela. Escolher um imóvel pelos motivos errados pode fazer com que você perca dinheiro e se arrependa posteriormente. Por isso, é importante racionalizar as buscas e pôr o foco em imóveis que realmente atendam às necessidades da sua família.

Você, como comprador, precisa se manter atento a algumas características do apartamento que farão toda a diferença no seu dia a dia, como tamanho do imóvel, localização, vizinhança, infraestrutura e outros detalhes. Por isso, a partir de agora, confira algumas dicas que vão ajudar a como escolher apartamento para comprar.

1. Pense em você e na sua família

O primeiro passo para encontrar o apartamento ideal é ter bem definidas as necessidades dos moradores. Você vai viver sozinho ou em família? Com crianças e animais de estimação? A metragem do apartamento é fundamental para que todos se sintam acomodados. Portanto, reflita sobre o número de quartos e vagas de garagem também.

Pensar sobre o lazer que o condomínio oferece é outro ponto interessante. Se você tem filhos pequenos ou um cachorro, por exemplo, vale a pena conhecer os apartamentos que incluem espaços para brincadeira e passeios. Caso esteja se mudando para morar sozinho, é mais vantajoso adquirir imóvel em um condomínio simples e com taxas de valores mais baixos.

2. Analise o seu orçamento

De nada adianta visitar os imóveis mais incríveis se você não tem dinheiro neste momento para adquiri-los. Por isso, antes de começar a sua busca de como escolher apartamento para comprar, mantenha os pés no chão e saiba quanto, de fato, você tem para gastar ou consegue financiar para comprar um imóvel próprio.

3. Observe a localização do imóvel

A localização de um imóvel também interfere diretamente na qualidade de vida de seus moradores. Por isso, para saber como escolher apartamento para comprar, pesquise sobre os bairros que melhor podem atender às suas necessidades de locomoção. Avalie o trânsito nos horários de pico, a distância até o seu trabalho ou à escola das crianças, e o transporte público disponível na região.

Também é importante pesquisar sobre a segurança do bairro, principalmente nos horários mais perigosos. Se for possível, converse com algum morador mais antigo da rua e pergunte sobre o assunto. Você também pode se informar sobre a tranquilidade da região e, ainda, se há pontos de alagamento próximos.

4. Conheça a infraestrutura do bairro

Depois de escolher um bairro ou região para viver, você precisa analisar a infraestrutura desse local. Ande pelas ruas e observe se há comércio, como padaria, farmácia e mercado. Se for morar com crianças, pesquise sobre as principais escolas do bairro e veja se alguma se encaixa no que você e a sua família buscam.

5. Visite os apartamentos

A única maneira de encontrar o seu apartamento ideal é visitando diversos imóveis. Nesse momento, mantenha-se atento e observe o real estado de conservação, principalmente se o apartamento for usado. Analise as paredes e procure rachaduras ou sinais de umidade e mofo. Veja a qualidade de portas, pisos e azulejos.

Além disso, outra dica importante de como escolher apartamento para comprar é analisar o posicionamento do imóvel. Veja se há boa circulação de ar, se o sol atrapalha algum dos cômodos, qual a posição do apartamento em relação às áreas de lazer. Tudo isso será importante quando você e a sua família estiverem já morando.

6. Cheque a documentação do imóvel

Depois de encontrar o apartamento perfeito para você e sua família, é hora de checar toda a documentação do imóvel. Antes de assinar um contrato, você precisa analisar a matrícula do imóvel — se há hipotecas, por exemplo; certidão atualizada do IPTU; certidão negativa de tributos; declaração que comprove que não há débitos de condomínio.

Além da documentação do imóvel, fique atento também a quem está vendendo o apartamento, seja uma pessoa física, seja uma construtora. Pesquise sobre o vendedor e analise seus documentos, veja se há, por exemplo, algum processo judicial em andamento que possa atingir o imóvel. Com investimentos de alto valor, como um imóvel, nenhum cuidado é demais.

7. Conte com uma imobiliária especializada

Comprar um imóvel próprio é um passo muito importante e, por isso, não tenha pressa. Para facilitar sua busca do apartamento próprio e evitar dores de cabeça, você pode contar com a ajuda de uma imobiliária especializada. Os profissionais do mercado imobiliário estão aptos para encontrar imóveis com as características que você procura, além de poderem auxiliar com todos os trâmites legais da compra.

Concluindo, a tarefa de como escolher apartamento para comprar pode ser trabalhosa, mas é de extrema importância para a segurança e o conforto da sua família. Afinal, o imóvel será seu. Por isso, não deixe de pesquisar nenhum dos itens citados ao longo do texto e, é claro, faça uma boa vistoria no apartamento antes de fechar negócio.

Agora você já sabe como escolher apartamento para comprar, não é mesmo? Então, que tal deixar um comentário neste post para contar alguma experiência que já viveu com a compra ou venda de um imóvel? Você também pode usar o espaço para tirar qualquer dúvida.