Muitos brasileiros sonham em adquirir um imóvel próprio e, é claro, esse sonho não tem idade. Contudo, se tratando de pessoas mais jovens é possível notar uma insegurança maior por não saberem como conseguir comprar um apartamento. Seja por falta de organização ou por não terem experiência na administração do dinheiro.

No caminho contrário, existe uma parcela considerada de pessoas que estão conseguindo finalmente alcançar este objetivo antes mesmo dos 30 anos. Por meio de um planejamento adequado, o cuidado com as finanças têm sido o principal responsável por essas grandes conquistas.

Portanto, se você não sabe como conseguir comprar um apartamento, é fundamental começar colocando todos os seus gastos em ordem. No texto de hoje você encontrará algumas dicas que lhe auxiliarão neste caminho até o imóvel próprio. Boa leitura!

Como organizar minhas finanças?

O primeiro passo para quem quer realizar o sonho da casa própria é elaborar um planejamento financeiro. Para começar você precisa ter total conhecimento do quanto realmente ganha e que está gastando por mês. Assim, anote tudo o que entra e sai da sua conta e observe o que pode ser eliminado de seus gastos.

Pode parecer exagero, mas depois de anotar todas as despesas por cerca de dois meses você conseguirá enxergar o quanto de dinheiro que é gasto desnecessariamente. Por isso, seguir essa prática é poupar aquilo que poderia ser utilizado para dar entrada em um novo apartamento, por exemplo.

Após criar o hábito da anotação dos gastos, saiba exatamente quais são seus custos fixos. Esses gastos representam aquelas contas que precisam ser pagas mensalmente como água, luz, telefone e internet. Ainda que algumas dessas contas não tenham sempre o mesmo valor, é fundamental calcular uma média do quanto é pago e, assim, você encontrará o real valor que tem de custear.

E como conseguir comprar um apartamento só com o que sobra todo mês?

É nessa dúvida que está o segredo de como conseguir comprar um apartamento antes do 30 anos. O planejamento financeiro é a chave para o sucesso na conquista do imóvel próprio. E é por isso, é claro, que a missão começa justamente no conhecimento de suas finanças. Agora que você já sabe como encontrar o valor que tem para poupar, pode acompanhar as dicas de hoje.

1. Aproveite se ainda mora com os pais

Se você ainda mora com seus pais e não precisa pagar o aluguel ou muitas contas de casa é provável que sobre algum dinheiro todo mês para ser poupado. Por isso, aproveite esse momento da sua vida para guardar o máximo possível. Lembre-se que quanto mais você poupar agora, menos juros pagará na hora de comprar seu próprio apartamento.

2. Guarde 30% de sua renda

Muitos especialistas financeiros concordam que 30% da renda é o que todos nós precisamos poupar mensalmente. Sendo assim, crie o hábito de guardar esse valor toda vez que receber seu salário. Não deixe para poupar somente no final do mês porque pode acontecer de o valor ser gasto, sem você perceber, ao longo dos 30 dias.

3. Não se precipite

Algumas pessoas conseguem juntar certo valor e correm para comprar um imóvel. Contudo, não se precipite, principalmente se você estiver no início da sua carreira profissional. Se você não tem pressa em morar em um apartamento próprio — por exemplo, não vai se casar em breve —, primeiro estabilize-se em um emprego e, somente depois, dê entrada em um imóvel. Pode ser que você ainda receba uma proposta em outra cidade ou estado, porque não?

4. Tenha, pelo menos, 20% do valor do imóvel

Para saber como conseguir comprar um apartamento é interessante que você guarde, pelo menos, 20% do valor que será necessário para a compra. Esse montante o ajudará a dar entrada no imóvel e a pagar as parcelas mais altas, que são cobradas de tempos em tempos quando se adquire um imóvel na planta, por exemplo.

5. Estude os próximos passos

É sempre importante ter conhecimento sobre os próximos passos que serão dados. Por isso, pesquise as regiões onde você pretende adquirir seu imóvel. Saiba, em média, quanto custa o apartamento que você quer comprar e, além disso, tenha noção do custo de vida no bairro. Isso, porque, após se mudar, seu orçamento terá que se adequar aos seus novos gastos.

Além disso, aprenda também sobre os investimentos que você pode fazer no momento para que seu dinheiro se multiplique enquanto você poupa mais. Explore sobre os financiamentos imobiliários e demais burocracias que você vai precisar enfrentar quando o momento finalmente chegar. Assim, na hora de assinar seu contrato de compra, você já vai saber tudo o que precisa ser feito.

6. Mantenha os pés no chão

Se você conhece bem seus ganhos e gastos e sabe o quanto já tem guardado fica mais fácil manter os pés no chão na hora de encontrar um imóvel para comprar. Ou seja, você precisa ter consciência que talvez, nesse momento, não consiga comprar o apartamento mais incrível da cidade. É importante saber adequar suas escolhas ao que você realmente vai conseguir comprar, e tudo bem se por enquanto for um imóvel pequeno.

7. Conte com ajuda especializada

Se você ainda não se sente seguro ou não sabe como conseguir comprar um apartamento, não deixe de considerar a ajuda de profissionais. Você pode pedir auxílio no momento de poupar e de investir — ou, ainda mais importante, na hora de encontrar o apartamento perfeito para comprar. Os corretores imobiliários têm a experiência necessária para encontrar o imóvel que melhor se encaixa nos seus sonhos — e, é claro, no seu bolso.

A meta de como conseguir comprar um apartamento pode parecer distante, mas se torna real para quem consegue poupar e se programa com antecedência. Se você ainda não completou 30 anos e consegue ter uma folga financeira por ainda não ter muitas responsabilidades, esse é o momento ideal para começar seu planejamento.

Agora você já sabe que é possível comprar um apartamento próprio poupando e mantendo as finanças em ordem. Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em poder participar deste momento tão importante que é a aquisição de um imóvel!