Os meses de novembro e dezembro chegam, e funcionários registrados no regime da CLT ficam animados, esperando receber as duas parcelas do Décimo Terceiro, um salário a mais pago como um bônus. Mas antes de sair gastando o dinheiro todo com presentes e viagens, que tal planejar e pensar em uma boa forma de aproveitar seu décimo terceiro salário?

O final do ano é sempre um convite para comemorações e para se premiar com mimos, mas a pessoa precavida e com planos maiores pela frente, como a compra de um imóvel, deve aproveitar o dinheiro extra que chega nesta época para avançar nos seus planos futuros. Veja agora algumas dicas de como aproveitar melhor o dinheiro!

Quitar suas despesas antigas​

Ainda possui dívidas ao fim do ano? Procure seus credores e negocie uma saída, principalmente se o seu nome já estiver relacionado nos Serviços de Proteção ao Crédito, como SPC e Serasa. O primeiro destino dado ao décimo terceiro deve ser quitar dívidas, principalmente as mais altas.​

Fazer uma viagem dos sonhos

Contas em dia, você ainda pode pensar em reservar uma parte do décimo terceiro para pagar aquela viagem dos sonhos, principalmente à vista. Faça o orçamento para uma viagem especial com sua família, amigos ou mesmo sozinho, e comece a juntar o dinheiro a partir do décimo terceiro. Com o valor em mãos, é possível pleitear descontos na reserva de hotéis, passeios e compra de passagens!

Começar a investir

Se você está com as contas em dia e não pretende fazer nenhuma viagem cara nos próximos anos, um bom destino para seu décimo terceiro pode ser começar a investir.  O valor recebido nos meses de novembro e dezembro pode ser um primeiro aporte para aplicações de médio e longo prazo, com rendimentos melhores do que a poupança, como a renda fixa, ou até mesmo no mercado de renda variável, com as ações.

A internet está cheia de especialistas na área financeira que podem orientar sobre como iniciar seus investimentos, fazendo seu dinheiro crescer para sonhos maiores, como dar entrada em um imóvel.

Dar entrada em um imóvel com seu décimo terceiro

O décimo terceiro salário também pode ser o valor necessário para dar entrada em um imóvel. Caso você já saiba qual o imóvel que deseja comprar, aproveite o bônus recebido no final do ano e negocie uma boa entrada antes de parcelar o restante do valor. Dessa forma, você reduz o impacto em seu orçamento, que já deve estar organizado para receber as parcelas até a quitação do financiamento.

Adiantar a quitação das parcelas do imóvel

Quem já está pagando seu financiamento pode aproveitar o valor recebido nos meses de novembro e dezembro, ou boa parte dele, para reduzir as parcelas devidas. Além do décimo terceiro, você também poderá abater essas parcelas com o saldo do FGTS, depositado mensalmente por seu empregador em um fundo que só poderá ser resgatado na aposentadoria ou em ocasiões como a compra de um apartamento.

Já pensou em outras formas de aproveitar bem seu décimo terceiro salário? O importante é sempre ter a consciência para utilizar este dinheiro a seu favor. Então, assine nossa newsletter para saber mais dicas do mercado imobiliário e finanças pessoais!