Na hora de escolher uma entre as melhores casas para alugar em Americana, é fundamental tomar certos cuidados. Afinal, esse momento será decisivo para o bem-estar da sua família. Além disso, com a empolgação de visitar sua possível futura casa, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos.

Por isso, para fechar um contrato de aluguel, é preciso investigar criteriosamente as instalações, as imediações do imóvel e toda parte burocrática da negociação. Se você pretende alugar pela primeira vez, então, a atenção deve ser ainda maior. Por isso, é imprescindível escolher uma imobiliária de confiança para lhe auxiliar nesse momento.

Portanto, se você tem o desejo de se mudar nos próximos meses, continue a leitura deste texto. Selecionamos algumas dicas importantes sobre casas para alugar em Americana. Confira! 

Como encontrar o melhor imóvel?

O primeiro passo para encontrar sua casa ideal é saber o que sua família mais precisa. Pense sobre o tamanho que a casa precisa ter, defina a quantidade de quartos, se terá um quintal para as crianças ou um jardim para descansarem no final da tarde.

Outro detalhe que precisa ser percebido desde o início é a ventilação no interior do imóvel. Procure perceber também em que posição a casa recebe sol. Se não bater luz solar, você pode ter problemas com mofo no futuro. Se o sol entrar demais, pense nos dias de calor.

Lembre-se que as casas oferecem mais conforto, tranquilidade e privacidade que um apartamento, por exemplo. Portanto, abaixo estão algumas dicas que separamos para você encontrar seu imóvel ideal.

Não tenha pressa

Não se apresse para escolher qual imóvel alugar, a menos que sua situação seja realmente de emergência. Caso contrário, pesquise com atenção. Converse com a imobiliária sobre o proprietário e as garantias. Aproveite o momento de procura pelas casas para alugar em Americana para negociar. Com a atual situação econômica do país, não é difícil encontrar um locador que aceite negociações. 

Atente para a localização

A localização das casas para alugar em Americana é fundamental para que você e sua família tenham qualidade de vida. Observe o entorno do imóvel e perceba se ali é a vizinhança ideal para seu estilo de vida. Pesquise sobre a infraestrutura do local, como comércios próximos, padarias, farmácias e mercados em geral.

Se você tem filhos pequenos, pesquise ainda as escolas da região, espaços para lazer, como praças ou parques, também são importantes. Outro ponto a se considerar é a mobilidade. O bairro tem boas saídas para o centro ou para cidades próximas? Verifique essa informação e analise também o transporte público. 

Faça uma vistoria completa

Independente de se tratar de um imóvel novo ou usado, é muito importante fazer uma vistoria completa. Conhecer a real situação do imóvel que pretende alugar vai muito além de pinturas e reformas. Observe as condições de portas e janelas, veja se os pisos e acabamentos estão em bom estado e dê atenção a possíveis manchas de infiltração ou umidade. 

Tire fotos de como você está recebendo as chaves e arquive essas imagens. Na hora de se mudar, as fotos podem ajudar a provar quais eram as condições do imóvel. É claro que alguns problemas são ocultos, como defeitos nas redes elétricas e hidráulicas. Mas, trabalhando com uma imobiliária garantida, esses problemas devem ser minimizados. 

Entenda a escolha da garantia 

Em todo contrato da locação, o dono do imóvel tem direito de solicitar uma garantia — existem vários tipos de garantias. Vamos conhecer melhor algumas dessas modalidades.

Fiador

O uso de fiador é a garantia mais conhecida. Quem pretende alugar o imóvel precisa apresentar um fiador maior de idade, que não esteja com restrição cadastral, tenha um imóvel e, ainda, receba como salário o triplo do valor do aluguel.

Seguro Fiança

Já o seguro fiança deve ser feito com uma seguradora. Mas, hoje em dia, algumas imobiliárias já trabalham com esse processo. O pagamento é feito, anualmente, para a seguradora, no valor de até dois alugueis. Esse valor não é reembolsado.

Título de Capitalização

Nessa modalidade, o inquilino deverá adquirir um título de capitalização no valor de, em média, 10 aluguéis. Ao término do contrato, se não houver registro de inadimplência, o valor investido poderá ser resgatado com correção. Caso haja atraso em algum pagamento, o título é sacado pelo proprietário para cobrir a dívida, e apenas o saldo restante poderá ser sacado pelo inquilino.

Leia o contrato com atenção

O contrato precisa citar tudo o que foi negociado entre o proprietário do imóvel e o locatário. Certifique-se de foi anexado, por exemplo, um laudo de vistoria na documentação. Confirme a duração do contrato firmado e veja ainda se ficou estipulado qualquer tipo de reajuste anual ou na renovação do contrato.

É importante também que fique claro quem será responsável pelo IPTU do imóvel. O imposto deve ser pago pelo proprietário, porém, é bastante comum que o locatário arque com os pagamentos. Para evitar confusões posteriores, é interessante acertar isso desde o contrato.

Enquanto analisa o contrato, converse com a imobiliária sobre a documentação do imóvel. Para evitar alugar uma casa que esteja envolvida em processo judicial, como o de um inventário, é fundamental que a documentação do imóvel esteja em dia.

Escolha uma imobiliária de confiança

Todas as dicas anteriores podem ser facilitadas com essa: escolha uma imobiliária de confiança. Pesquise sobre a idoneidade da empresa e não procure casas para alugar em Americana com qualquer corretor. Uma empresa confiável é capaz de oferecer ajuda para encontrar o imóvel ideal, no bairro mais adequado à estrutura que você precisa.

Além disso, ela pode orientar na hora de uma possível negociação com o locatário, auxiliar com toda a documentação e o processo de garantia. O contrato será mais bem elaborado por quem tem experiência de mercado e isso é muito importante, principalmente se você estiver alugando seu primeiro imóvel. 

Se você está precisando de ajuda para encontrar o imóvel dos seus sonhos, para alugar ou até mesmo para comprar, lembre-se de nossas dicas na hora de procurar casas para alugar em Americana. Faça uma escolha acertada e viva com muito mais alegria e tranquilidade, junto de sua família, em seu novo lar.

O que achou das orientações que trouxemos para você neste texto? Ficou alguma dúvida? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Nossa equipe de especialistas poderá apresentar a casa que você tanto procura e ainda auxiliar durante todo o processo de locação.