Comprar um imóvel é, sem dúvida, um grande passo na vida de todos nós e, por isso, se você ainda não se definiu, pense a respeito e faça um bom planejamento. É importante considerar sobre a compra de um imóvel, especialmente no que concerne o estado de conservação do mesmo.

Sendo assim, quanto mais informações você adquirir antes de tomar essa decisão, maior será sua satisfação de compra. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a tomar as melhores decisões. Continue sua leitura e veja quais os passos necessários para entender como comprar um imóvel de forma segura e tranquila.

1. Realize uma pesquisa adequada

Não tenha pressa. Você vai escolher seu lar pelos próximos anos. Pesquise sobre a infraestrutura do bairro, sobre a vizinhança e, ainda, sobre a segurança. Se você tem filhos pequenos ou pretende ter em breve, analise as escolas da região.

Procure saber também sobre a valorização do bairro, se há áreas verdes preservadas ou a futura construção de uma importante obra pública, por exemplo. 

2. Faça um levantamento de todas as opções

Depois de pesquisar sobre uma região ou um bairro, é hora de procurar pelos imóveis. Não deixe de levantar todas as opções que cabem no seu orçamento.

Nesse momento é interessante contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Sua procura será eficiente e ficará ainda mais fácil encontrar as melhores ofertas do mercado.

3. Considere as formas de pagamento

É bastante provável que você vá precisar de um financiamento imobiliário, principalmente se esse for seu primeiro imóvel. Sendo assim, procure as opções de crédito mais interessantes. Já sabe como usar seu FGTS? O valor pode ser muito bem-vindo para abater uma parte da dívida. Mas, é preciso saber que existem três regras básicas para que o FGTS possa ser usado. O interessado: 

  • precisa ter contribuído por, pelo menos, três anos;
  • não pode haver outro financiamento ativo;
  • não pode ser proprietário de qualquer imóvel.

4. Faça uma vistoria detalhada do imóvel

Antes de tomar qualquer decisão definitiva, não deixe de fazer uma vistoria completa no imóvel preferido. Se possível, conte com a ajuda de algum profissional da área.

Se o imóvel tiver menos que dez anos é mais difícil apresentar um problema estrutural, mas, ainda assim, é interessante que todos os detalhes sejam analisados, inclusive as redes elétrica e hidráulica. 

5. Reúna toda a documentação necessária

O imóvel está em ordem? É hora de tratar da documentação. Primeiramente, é preciso entregar os documentos exigidos pelo banco para que o financiamento seja aprovado, se este for seu caso. Em seguida, é preciso apresentar os documentos do imóvel para que o mesmo seja analisado.

Por último, é necessário vasculhar se toda a documentação está em dia para que seja feito o contrato de compra e venda. Como há uma extensa lista de documentos, o processo pode ser bastante burocrático, mas, é fundamental para que você compre um imóvel com total segurança.

Lembre-se também que é preciso pagar o ITBI, (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), por isso, inclua-o em seu orçamento.

6. Procure por ajuda especializada

Para saber como comprar um imóvel com segurança, é interessante que você procure por ajuda especializada. Contar com uma boa imobiliária, nesse momento, pode ser fundamental, principalmente se esta for sua primeira compra, afinal, contar com o apoio de quem tem experiência de mercado é importante no processo de tomada de decisão.

Agora que você já recebeu algumas dicas de como comprar um imóvel, esperamos que seja mais fácil tirar os seus sonhos do papel, afinal, o mercado imobiliário está em um bom momento para negociar.

Quer encontrar um imóvel para viver com sua família? Entre em contato conosco e tenha segurança e tranquilidade para comprar um imóvel.