Grande parte das pessoas que moram em lugares pequenos têm certa dificuldade em otimizar espaços sem comprometer seu estilo. Contudo, com o auxílio de um bom projeto de decoração de apartamento pequeno é possível tirar bom proveito de ambientes compactos. Ou seja, a decoração é uma excelente aliada na hora de organizar seu lar, deixando-o mais funcional e confortável.

Você também já passou ou ainda passa por um problema semelhante? Então, não se preocupe. Neste post vamos te mostrar algumas soluções para tornar seu apartamento um lugar ainda mais agradável. Confira!

Afinal, como fazer a decoração de apartamento pequeno?

Aproveitar melhor o espaço é uma necessidade cada vez mais presente na vida das pessoas. Especialmente quando os imóveis compactos estão em alta no mercado imobiliário. Se você não está contente com essa situação, não há motivos para se desesperar, afinal, apartamentos pequenos podem ser valorizados pensando cada detalhe com a decoração de ambientes. Veja, a seguir, como ampliar seu apartamento:

1. Utilize móveis multifuncionais

Deixar tudo organizado quando não dispomos de espaço suficiente para armazenar todos os objetos não é uma tarefa fácil. Contudo, existe uma infinidade de móveis com múltiplas funções, imprescindíveis nesse quesito. Móveis “dois em um” podem auxiliar na rotina da sua casa, trazendo benefícios consideráveis como a economia do espaço sem perder a elegância com o design moderno dessas peças.

2. Equilibre as metragens

É possível que em alguns casos os espaços construídos não tenham sido bem planejados ou, ainda, não atendem às necessidades do morador. Nesse caso, é fundamental fazer um estudo criterioso da arquitetura do imóvel, de modo a buscar por alternativas que permitam o reposicionamento de alguma parede, por exemplo. A intenção é reorganizar ou integrar ambientes com espaço excedente para ampliar aqueles com pouca metragem disponível.

3. Invista em armário e prateleiras suspensas

Como já mencionado, os móveis multifuncionais são uma excelente alternativa para otimizar espaços reduzidos. Outra estratégia muito utilizada na decoração de apartamento pequeno é aproveitar os espaços nas paredes utilizando armários e prateleiras suspensas. Ambientes como cozinha e sala são os mais pré-dispostos a empregar essa solução, uma vez que resultam em espaços mais amplos e úteis.

4. Abuse de cores claras

Outra dica muito útil é utilizar cores mais claras de revestimentos e texturas para ampliar a sensação de amplitude. Isso acontece porque essas cores acabam refletindo melhor a luz e ampliam visualmente os espaços. Além disso, no mercado já existem tintas especiais que são específicas para proporcionar esse efeito. Ademais, você pode optar também por objetos decorativos que façam um balanço de cores claras.

5. Posicione espelhos em locais estratégicos

Por fim, esse tipo de prática também pode ser muito útil para ajudar a aumentar a sensação de espaços mais amplos — assim como cores claras. Esse tipo de acessório pode ser utilizado em diversos ambientes da casa e além de destacar objetos, pode refletir melhor a luz e multiplicar espaços. Entretanto, é preciso tomar cuidado para obter o resultado esperado e não ser surpreendido por um efeito contrário.

Portanto, em um mercado onde os imóveis com espaços reduzidos estão cada vez mais em alta, é fundamental que as pessoas busquem alternativas inteligentes para preservar o conforto. Nesse cenário, contar com uma decoração de apartamento pequeno adequada é indispensável para alcançar esse objetivo.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre como decorar espaços pequenos? Se gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.