Deixar o ambiente em que vivemos mais confortável e acolhedor é muito importante para que tenhamos uma vida com mais qualidade. Porém, enquanto inquilinos, podemos nos deparar com inúmeras restrições para decorar apartamento alugado. Dito isso, é imprescindível destacar também que é absolutamente possível deixar qualquer imóvel com a cara dos seus moradores.

Então, se você está procurando por soluções que ajudem a deixar sua moradia mais agradável para viver, veio ao lugar certo! Neste post vamos mostrar algumas dicas de decoração pessoal, sem a necessidade de modificação das estruturas originais. Boa leitura!

4 dicas para decorar apartamento alugado

Alugar um imóvel implica diretamente na necessidade de se seguir regras criadas para garantir todos os deveres e direitos do locador e locatário. Em linhas gerais, reformas no apartamento devem ser avaliadas cuidadosamente, afinal, o imóvel deve ser entregue ao locador nas mesmas condições em que foi alugado.

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa transformar os ambientes do seu apartamento sem que haja a necessidade de grandes reformas. Confira!

1. Transforme o visual das paredes

Se por um lado seria inviável trazer cor para as paredes, seja por meio de tinta ou papéis de parede decorativos, por outro, existem excelentes opções de adesivos de fácil colocação e também remoção. É importante lembrar que os custos com a retirada do papel de parede para devolver a originalidade do apartamento deve ser considerado.

Por isso, usar adesivos decorativos se torna uma opção mais interessante. Por meio desse acessório, é possível criar efeitos visuais muito interessantes, agregando mais da sua personalidade e trazendo detalhes exclusivos para todos os ambientes do imóvel.

2. Invista em quadros apoiados

Outro detalhe muito importante na hora decorar apartamento alugado é evitar fazer buracos nas paredes para pendurar quadros e outros acessórios. Nesse caso, você deverá recobrir todas as perfurações antes de sair, gerando mais gastos. Portanto, a ideia é criar um mural contemporâneo utilizando fotos da família. Depois, basta colocá-lo sobre os mobiliários do quarto ou da sala.

Além disso, você poderá espalhar diversos quadros decorativos pelo apartamento, personalizando da sua forma cada ambiente. Para isso, basta utilizar ferramentas adequadas para pendurar coisas sem a necessidade de furar a parede. Você pode, por exemplo, aplicar massa adesiva, usar uma fita dupla face, fixar os quadros com velcro ou ganchos adesivos.

3. Explore o uso de acessórios para piso

Assim como nas paredes, o piso pode se apresentar como uma grande insatisfação para os novos moradores. Contudo, é possível superar esse problema com ideias bastante simples. Para cobrir as áreas onde o piso não agrada, você pode simplesmente dispor de tapetes coloridos e confortáveis, almofadas e até mesmo espalhar alguns móveis com design arrojado.

4. Aposte na iluminação

A iluminação é um item muito importante na decoração dos ambientes do seu lar, afinal, por meio dela é possível se sentir mais confortável e em casa. Contudo, este elemento acaba sendo esquecido muitas vezes e, por isso, é importante ressaltar as grandes possibilidades que a iluminação permite.

Você pode utilizar luminárias suspensas, coloridas e com belos formatos. Ainda, é possível utilizar diversos abajures para destacar cada canto do seu lar, promovendo um ambiente mais alegre, aconchegante e único.

Concluindo, decorar apartamento alugado é mais simples do que você imagina. Com um pouco de criatividade e cuidado, é possível transformar o seu habitat em um lugar mais agradável, seguro e um refúgio privilegiado onde você poderá ter mais equilíbrio.

O que achou das dicas que trouxemos para você neste texto? Caso tenha sido úteis para ajudar a decorar o seu apartamento mais facilmente, compartilhe este texto em suas redes sociais. Assim, seus amigos também poderão incluir um pouco de decoração em sua moradia.