Ter uma casa bem-decorada e confortável é sonho de boa parte dos brasileiros. Nesse objetivo, muitos se perguntam como montar um jardim pequeno. Esse ambiente, sem sombra de dúvidas, vem trazendo diversas oportunidades de decoração.

No entanto, o que muitos pensam é que é necessário gastar muita energia e dispor de grande verba orçamentária para ter o seu jardim dos sonhos. Para ter uma bela vista, agradável e elegante, é necessário dedicação e planejamento, mas está bem-fácil ter.

Antes de tudo, é necessário entender que jardins pequenos precisam estar adequados com a disposição da sua casa ou do seu apartamento e muito planejamento. Mas você sabe o que é preciso? Neste artigo, levantamos algumas dicas do que você precisa fazer para ter o seu jardim desejado em quatro passos. Boa leitura!

1. Planejamento do espaço

Quando falamos de jardins pequenos, pode até parecer um pouco desanimador trabalhar com pouco espaço, mas a realidade é o contrário. Com ambientes mais limitados, é possível trabalhar de forma bonita e prática sem gastar muitos elementos e, até mesmo, muito dinheiro.

Para fazer isso, é fundamental conhecer o espaço onde será o seu jardim e o que será necessário para montá-lo. Por exemplo, uma pequena sacada ou cobertura com grama sintética e alguns vasos de plantas podem se tornar um lindo espaço.

Meça o espaço definido para ser seu jardim, conheça as particularidades e como um jardim naquele local afetará a casa. Esteja pronto para novas possibilidades de jardins.

2. Tipos de plantas e vasos

Pode atá parecer uma dica muito simples — e óbvia —, mas acredite: é muito importante conhecer quais plantas e vasos vão condecorar o espaço. Pensar bem nesses dois elementos deve garantir que tenhamos um jardim prático, funcional e sem dispor muito trabalho na manutenção.

Além disso, é muito importante pensar no vaso correto para que suas plantas cresçam. Afinal, é primordial oferecer condições sadias para que elas se tornem fortes e belas. Uma boa oportunidade é trabalhar com elementos reciclados, como caixas de ovos ou de leite – basta investir em uma bela decoração.

3. Objetos funcionais

Ambientes compactos requerem objetos da mesma forma. Em casas e apartamentos menores, os jardins não são diferentes. Ainda sobre utensílios recicláveis, podemos pensar em mesas e cadeiras em um só, ou outras peças que decorem e ao mesmo tempo sejam vasos para as plantas.

4. Diferentes formatos de jardim

Apesar de todo o planejamento, nem sempre montar um jardim convencional é uma tarefa fácil. Para isso, é sempre válido conhecer as diferentes formas em que se pode investir. O jardim vertical é um excelente exemplo.

Além de não utilizar muito espaço, ele consegue cumprir todas as outras dicas levantadas até aqui. Outros elementos decorativos, como painéis de madeiras e algumas pedras combinadas com uma ótima iluminação, podem ser excelentes opções para seu imóvel.

Como você pode perceber, responder a pergunta de como montar um jardim pequeno quando sua residência não tem muito espaço é algo bem-simples, basta conhecer seu espaço, os itens decorativos e os formatos diferentes de jardim que podem ser trabalhados. Todo espaço livre pode virar um belo jardim!

E o que você achou do nosso artigo? Quer saber mais sobre os conteúdos que postamos de decoração? Aproveite para curtir nossa página no Facebook!